As redes sociais vêm transformando nossas vidas, e a nova geração tem acesso a novas tecnologias desde muito cedo, interligada em diferentes meios de informação e comunicação ao mesmo tempo.
Se a influência das redes sociais é muito intensa nos dias atuais, como estar inserido em tantos meios digitais e transitar em diferentes assuntos ao mesmo tempo? Sim, podemos acompanhar pessoas, estar atentos às tendências, aos estilos de vida, a diferentes discussões do mundo moderno. Podemos acompanhar reuniões, dar opiniões e também se relacionar com diferentes grupos de interesse.
Essa nova comunicação tornou-se parte do nosso cotidiano, conduzindo a uma transformação social em um ritmo acelerado. Por meio da comunicação on-line, temos um contato com um maior número de pessoas, de interesses, de oportunidades e de conhecimento. Além de recursos profissionais e pessoais, o indivíduo pode compartilhar experiências de diferentes segmentos. O meio digital é interativo e amplia as possibilidades de leitura e conectividade na rede. Tudo que fazemos está interligado ao celular, ao computador e à internet. As redes sociais se transformaram na maior influência de compra do consumidor. Além disso, não somente mudaram a forma de se relacionar, como ainda determinam o que as pessoas consomem e compram.
Uma pesquisa da Global Digital Overview 2020, feita pelo site We Are Social, em parceria com o Hootsuite, mostra que mais de 4,5 bilhões de pessoas em todo o mundo já usam a internet, das quais 3,8 bilhões estão nas redes sociais. Ao mesmo tempo, as redes sociais ganharam mais 321 milhões de adeptos, uma alta de 9% no ano de 2020.
O poder da sugestão e os influencers
Rafael Pugliesi Vasques, especialista em redes sociais e CEO, explica que, no Brasil, há um crescimento elevado das redes sociais, com cerca de 78 milhões de pessoas. Hoje são cerca de 38 milhões de usuários brasileiros, equivalendo a 8% dos usuários mundiais.
Essa massa de usuários transformou a realidade das empresas. As grandes lojas sabem disso e investem pesado nos patrocínios e na expansão de sua influência. Essa influência se mostrou de grande importância para as empresas. Se compramos é porque queremos e desejamos, e muitas vezes acabamos sendo influenciados nessa compra de inúmeras formas, entre elas a partir do que vemos nas redes.
“Os grandes varejistas, por exemplo, já perceberam que a influência conta e muito, e eles investem pesado no patrocínio de influencers famosos, muitas vezes em nichos diferentes do que almejam como consumidores. O que vale é a opinião, o conceito e a credibilidade perante os consumidores. As redes sociais se mostram uma ferramenta fundamental nesse processo”, aponta Vasquez.
A comunicação digital veio para ficar e, mesmo que esteja em constante mudança, devemos sempre estar atentos às atualizações deste novo meio de se viver. Mas é importante ressaltar que a sociabilidade e outras ações que demarcam nossa existência, como os sentidos, o toque e o abraço, continuarão essenciais. Devemos ficar atentos ao uso da internet de forma ética, para que possamos usufruir das muitas possibilidades digitais, como o conhecimento, os serviços e os negócios.